Artigos

 

Ana Priscila Restivo Signorini

anapriscilapsicologa@gmail.com

A CLINICA DA PSICOSE NO HOSPITAL DR. ADOLFO BEZERRA DE MENEZES: RELATO DE EXPERIENCIA DE TRABALHO

Download do artigo

Resumo:

O presente artigo, em um primeiro momento, relata a experiência de trabalho do setor de Psicologia na instituição de saúde mental Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, localizado em São José do Rio Preto, São Paulo, com pacientes de estrutura psicótica.

Em um segundo momento, faz-se uma reflexão quanto à clínica psicanalítica da psicose, baseando-se na prerrogativa de que na situação analítica com psicóticos também ocorre a transferência, porém esta deve ser adaptada a um paciente de difícil acesso. Além disso, será apresentada a direção de tratamento adotada a partir da aplicação de técnicas desta clínica, utilizando-se o modelo da Transferência Ativa, proposto pela psicanalista contemporânea Dra. Araceli Albino.

 

PALAVRAS-CHAVE: CLÍNICA DA PSICOSE, PSICANÁLISE, TRANSFERÊNCIA ATIVA, INSTITUIÇÃO, SAÚDE MENTAL.

Sara Raísa Vieira Araujo
sara.raisa@gmail.com

O ABUSO SEXUAL INFANTIL SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE

Download do artigo

Resumo:

O abuso sexual infantil é tema de grande relevância e pode ser entendido a partir de conceitos psicanalíticos, tais como a perversão, quando tratamos da figura do abusador, e da teoria do desenvolvimento psicossexual de Freud, quando consideramos a criança vitimizada. Neste estudo, buscou-se compreender o fenômeno a partir de referenciais psicanalíticos por meio de pesquisa bibliográfica. Pode-se concluir que a possibilidade de apoio familiar e psicológico constitui-se como oportunidade de minimizar possíveis danos à vítima.

PALAVRAS-CHAVE: ABUSO SEXUAL, PSICANÁLISE, PERVERSÃO.


Adilson Sebastião Silva
Pablo Sauce

TOXICOMANIAS – UMA CLÍNICA DA RECONSTRUÇÃO DO OUTRO

Download do artigo

Resumo:

Para entendimento da problemática das drogas como solução, trabalharemos, nesse texto, entorno dos conceitos do inconsciente estruturado como linguagem, as operações de alienação e separação como reconstrução do Outro e do laço social para além das drogas, além de fazermos um percurso pelas formulas quânticas de sexuação aos nós borromeanos e retorno e finalmente, para concluir, nos utilizaremos dos discursos propostos por Lacan no seminário “O avesso da psicanálise”, incluindo o discurso do capitalista e o discurso do mestre hipermoderno, conferencia proferida por Jacques-Alain Miller no IV Congresso da AMP em Comandatuba em 2004, para apontar o tratamento possível das toxicomanias e o lugar possível do analista.


PALAVRAS-CHAVE: TOXICOMANIAS, PSICANÁLISE, ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO.

Maria Amélia Zamith da Fonseca

SOCIEDADE PÓS-MODERNA: UMA ORGANIZAÇÃO BORDERLINE

Download do artigo

Resumo:

Sociedade Pós-Moderna: Uma Organização Borderline discorre sobre o homem e a sociedade pós-moderna mostrando que ambas se desenvolvem de forma semelhante como Freud já abordava em seus textos sociais – “Totem e Tabu”, “Psicologia das Massas e  Análise do Ego” e o “Mal Estar na Civilização”. Esses textos apresentam as conexões entre o desenvolvimento do psiquismo individual e o desenvolvimento da sociedade desde a sua gênese. A sociedade atual é caracterizada por instabilidade, consumismo e individualismo. A família se estruturando de acordo com exigências do mundo pós-moderno, proporciona diferentes formas de educação aos filhos formando sujeitos com organização psíquica chamada Borderline.

PALAVRAS-CHAVE: PÓS-MODERNIDADE, INSTABILIDADE, CONSUMISMO, FAMÍLIA, BORDERLINE.

NPP - Núcleo de Pesquisas Psicanalíticas

Rua Humberto I, 501 - Vila Mariana - SP - Tel (11) 5082-4044 - 5083-1456