Sobre a Psicanálise

A Psicanálise possui um campo próprio de saber sendo a ciência do Inconsciente e fundamentada na ética e na subjetividade humana, a teoria psicanalítica se diferencia da Psicologia e  da Psiquiatria. As três áreas do conhecimento têm como base  o estudo da mente,e do psiquismo, porém com abordagens e teorias  extremamente diferentes.  De modo muito resumido, a Psicologia é a ciência que investiga os processos e estados conscientes, assim como as suas origens e efeitos; a Psiquiatria, é uma especialização da medicina que se ocupa do diagnóstico, da terapia medicamentosa e da psicoterapia de pacientes que apresentam problemas mentais; a Psicanálise por sua vez, investiga os processos inconscientes do psiquismo.

 

No que diz respeito à formação do psicanalista, à época  de Freud, esta formação era realizada nosconsultórios, através da análise didática. Ao longo da história da psicanálise, após muitas vicissitudes, esta formação passou a ser feita por Instituições, sempre com a orientação e acompanhamento de analistas didatas.

 

Os cursos de psicanálise são regulamentados por Instituições ou sociedades não se configurando como uma graduação, desta forma não regulamentados pelo MEC.  Os cursos de psicanálise possuem a característica de uma formação, o que exige muito mais do que o conhecimento da teoria psicanalítica. As Instituições que oferecem a formação devem seguir os padrões mínimos internacionalmente seguidos, ou seja a formação deve abranger o tripé psicanalítico: teoria, supervisão clínica e análise pessoal.

No Brasil e no mundo a Psicanálise não é reconhecida enquanto profissão,

Apesar de não ser reconhecida enquanto profissão, a psicanálise possui cadastro no ministério do Trabalho enquanto ocupação. 

 
http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/saibaMais.jsf

NPP - Núcleo de Pesquisas Psicanalíticas

Rua Humberto I, 501 - Vila Mariana - SP - Tel (11) 5082-4044 - 5083-1456