O local onde se instalou o Arraial de Uberaba, inicialmente denominado Sertão da Farinha Podre, às margens do Córregodas Lages, foi escolhido por existirem, naquela área, formadas por seis colinas (Boa Vista, Estados Unidos, da Matriz, Cuiabá, Barro Preto e a colina da Misericórdia), grande quantidade de nascentes de córregos no alto destas colinas. Sendo que as primeiras "moradas de casas", como se dizia na época, foram construídas próximas às nascentes destes córregos. As terras do novo arraial pertenciam à Fazenda das Toldas, ainda existente, e foram doadas, em 1812, por seu proprietário Tristão de Castro Guimarães. O "Arraial" de Uberaba, na época pertencente ao Julgado do Desemboque, Capitania de Goiás, foi elevado à condição de "distrito de índios" em 13 de fevereiro de 1811. Em 22 de fevereiro de 1836, pela lei mineira número 28, Uberaba foi elevada à categoria de município, a Vila de Uberaba, desmembrando-se de Araxá. Em 7 de janeiro de 1837, é instalada a Câmara Municipal, tomando posse os primeiros vereadores, tendo o Capitão Domingos como seu primeiro presidente. Esta lei número 28 também extinguiu o julgado do Desemboque e o anexou ao município de Araxá. Em 1840, Uberaba é elevada à categoria de comarca, a Comarca do Paraná, desmembrada da comarca de Paracatu.

 

 

 

 

é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Localiza-se na região do Triângulo Mineiro, pertence à Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e à microrregião de mesmo nome. Suapopulação em julho de 2013, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 318.813 habitantes,3 a oitava mais populosa do estado e a 82ª mais populosa do Brasil, contando com mais de 175 bairros e um crescimento populacional de aproximadamente 3 000 habitantes por ano. É considerada uma cidade-polo e seu produto interno bruto é o 72° maior do Brasil . Tal infraestrutura abriga a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), um pólo educacional que está entre as melhores universidades do país.

O topônimo "Uberaba", nome de um rio do município, origina-se do termo tupi 'Yberaba , que significa "água brilhante", pela junção de 'y ("água, rio") e berab ("brilhante").

 

 

Uberaba

NPP - Núcleo de Pesquisas Psicanalíticas

Unidade UBERABA

Psicanálise em Uberaba

Rua José Katathalian, 195 - Bairro Parque das Américas

Uberaba - MG

NPP - Núcleo de Pesquisas Psicanalíticas

Rua Humberto I, 501 - Vila Mariana - SP - Tel (11) 5082-4044 - 5083-1456