Cursos de Formação

Curso de Formação em Psicanálise

Quero fazer a minha inscrição

COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO PSICANALÍTICA

O curso de formação do NPP tem por finalidade desenvolver o pensamento psicanalítico. A formação é composta por 1.304 horas (36 meses), divididos em teoria e técnica. Nossa grade curricular é composta por 85% de matérias específicas da psicanálise e 15% de matérias correlatas como mitologia, filosofia, neurociências e psicofármacos.

Completando a formação, para o estágio supervisionado, temos um convênio com a Clínica Ana Joaquina, uma clínica de atendimento a população de baixa renda,  vinculada no Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo – SINPESP.

PRÉ-REQUISITOS

1. Ter formação superior
2. Preencher a ficha de inscrição
3. Agendar entrevista pelo fone: (11) 91315-0813

Este curso visa a transmissão do saber psicanalítico e o pensamento psicanalítico da contemporaneidade. É um curso que articula a teoria e a prática psicanalítica viabilizando a formação de profissionais capazes do exercício profissional.
Coordenação técnica: Professora Patrícia Braz
Direção: Dra. Araceli Albino
Duração: 36 meses
Seleção: Entrevista

MÓDULOS DO CURSO

PARTE I – FORMAÇÃO TEÓRICA

Filosofia e Psicanálise
Mitologia e Psicanálise
Metodologia da Pesquisa Psicanalítica I
Freud e a criação da Psicanálise
Fundamentos da Teoria Psicanalítica I
Fundamentos da Teoria Freudiana II
Fundamentos Psicanalíticos III
Metodologia da Pesquisa Psicanalítica II
Psicanálise e Neurociência
Movimento Psicanalítico
Psicanálise da Criança e do Adolescente
Fundamentos da Teoria Lacaniana
Teoria da Sexualidade Humana
Noções Básicas de Psicopatologia e Farmacologia

PARTE II – FORMAÇÃO TÉCNICA E PRÁTICA PSICANALÍTICA

Técnicas Psicanalíticas Freudiana
Ética e Legislação

A carga horária total de aulas: 504 h/a

FORMATO DO CURSO

– AULAS – O curso do NPP é presencial para alunos de SP e online (via ZOOM) exclusivamente para alunos de fora de SP. A metodologia consiste em aulas expositivas; apresentação de trabalhos em grupo; análise e debates de filmes; vídeos específicos; outras atividades propostas pelos professores e atividades extra classe obrigatórias.
– ANÁLISE PESSOAL – A Psicanálise, enquanto teoria, é fascinante e na vivência analítica esta teoria ganha vida, significado e compreensão.
O psicanalista galgará êxitos ao atuar e trabalhar com as dores e conflitos de seus analisandos quando tiver trabalhado e elaborado, em contínuo processo de análise, os seus próprios conteúdos. Por este motivo, a análise pessoal faz-se como requisito obrigatório em sua formação, pois seu desenvolvimento e desempenho, como futuro profissional, dependerão de sua construção psico-emocional. Neste sentido, o NPP exige o cumprimento de 150 horas de análise pessoal.

– ANÁLISE DE GRUPO – Os alunos através da própria vivência analítica em grupo, terão subsídios para poder, no futuro, desenvolver um grupo de terapia analítica. A terapia de grupo, como atividade extraclasse, não acarretará em ônus ao aluno. Os alunos deverão cumprir 50 horas de terapia de grupo. Para tanto, será agendado um dia para que o grupo/classe se reúna com um analista que realizará a análise.

– ESTÁGIO CLÍNICO – O estágio, em si, é um grande facilitador da prática na formação profissional. O NPP, em convênio com o SINPESP – Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo – possibilita a realização dos estágios através da Clínica Ana Joaquina.
Os alunos deverão cumprir 150 horas de estágio clínico.

– SUPERVISÃO – O atendimento psicanalítico se difere de outras psicoterapias por lidar com conteúdos inconscientes. É uma prática que exige postura ética, escuta analítica e conhecimento da teoria. Ao iniciar os atendimentos do estágio, o aluno deverá escolher um analista que fará a supervisão de seus atendimentos. A supervisão é imprescindível, garantindo ao aluno apoio e segurança para iniciar e dar continuidade aos atendimentos.
Os alunos deverão cumprir 150 horas de supervisão individual.

– GRUPO DE ESTUDOS – O grupo de estudos é uma prática que, além de auxiliar os alunos na compreensão da teoria, enriquecerá a aprendizagem através do intercâmbio de ideias obtidas nas interpretações individuais, ampliando o campo de percepção de cada um.
O NPP propõe a formação de grupos de estudos, como atividade extraclasse, sem nenhum custo extra ao aluno. Para tanto, será agendado com o grupo, um dia da semana, no qual se reunirão com um analista que irá acompanhar e auxiliar na compreensão dos textos. Ao todo, serão requeridas um mínimo de 50 horas de estudos em grupo.

– SEMINÁRIOS – Ao final do curso o aluno deverá apresentar comprovante de participação em Palestras, seminários, Congressos totalizando 200 horas.